terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Depressão




A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento “triste” ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento.

Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.

As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, drogas, e outros fatores estão relacionados com o surgimento da doença.

Os sintomas é, além da tristeza, do desânimo e da dificuldade em desfrutar atividades prazerosas, verificam-se lentidão de raciocínio, dificuldade de concentração, perda de memória e alterações no sono e no apetite. Nos casos mais graves, aparecem idéias recorrentes de suicídio e delírios.


Estou tocando nesse assunto,pois me sinto depremida,sem causa aparente.A depressão não avisa quando vai chegar,simplesmente ela se instala em nossa alma,como uma doença contagiosa.Digo doença contagiosa,pois basta uma pessoa ficar um minuto perto de mim que contagia qualquer um.
Eu não entendo,estou na minha casa,batalhamos muito pra chegar onde chegamos,e cá estou eu,triste,angustiada,depressiva...Meu Deus porque?ninguém me entende,na verdade nem eu mesma me entendo.Olho pela janela,não vejo nada,não consigo ver graça nas coisas,nas pessoas...estou tomando remédio,preciso ver algum resultado logo,não posso mais continuar assim.Essa doença é o mal do século,e a doença da alma,mas ela não vai me pegar,não vai...Eu vou conseguir vencê-la,Deus é mais!!